roteiro de um dia em santa teresa

Roteiro de um dia em Santa Teresa

Atraída por sua áurea cultural e bucólica decidi que seria o passeio do primeiro dia em nossa mais recente viagem ao Rio de Janeiro. O ideal é deixar um dia para percorrer suas ladeiras e visitar museus, restaurantes e ateliês. Neste post, trago uma sugestão de roteiro com restaurantes, museus e como guiar-se em seu roteiro de um dia em Santa Teresa”.

Santa Teresa é um bucólico bairro na cidade do Rio de Janeiro. Surgiu a partir do Convento de mesmo nome que seria o primeiro convento feminino, onde as freiras vivem enclausuradas.

Se o bairro de Santa Teresa surgiu a partir da religiosidade, desenvolveu-se ao longo dos anos através da atmosfera cultural a artística de seus moradores. Já teve status de bairro nobre do Rio de Janeiro, mas tornou-se, ao longo dos anos, um bairro de interesse cultural e turístico devido à facilidade logística e à sua localização privilegiada.

Tradicionalmente, vivem em Santa Teresa muitos intelectuais e artistas atraídos pelas características históricas, culturais e pela qualidade de vida que o bairro proporciona. Entre ladeiras, escadarias e vielas tortuosas é possível viajar no tempo e entender por que Carmem Miranda, Pixinguinha e Raymundo Ottoni de Castro Maya escolheram “Santa”, como é carinhosamente chamada, para morar.

Cheio de casarões da década de 40, faz-nos viajar no tempo e traçar um paralelo entre o hoje e ontem, impressões que fazem perceber que Santa Teresa evoluiu, porém guarda em sua memória os bons tempos de épocas passadas.

Roteiro de um dia em Santa Teresa, Rio de Janeiro

O bondinho de Santa Teresa

As ladeiras de Santa Teresa são bem íngremes, mesmo assim não é legal perder nenhum cantinho escondido em suas vielas. Como o roteiro é intenso, cheio de subidas e descidas, sugiro começar a visita através do charmoso bondinho. Não será nenhum sacrifício, pois o bondinho de Santa Teresa é uma atração à parte, uma experiência simples, mas bem interessante. Santa Teresa foi o único bairro da cidade que manteve o bonde como meio de transporte até os dias de hoje.

O bonde vai de Santa Teresa ao Centro da cidade em travessia sobre os Aquedutos da Carioca desde 1896, quando fez sua primeira viagem. Você pode pega-lo no Largo da Carioca, próximo à Catedral do Rio de Janeiro (inclusive aproveite para conhecê-la, é bem bonita), ao lado, coladinho, com o prédio da Petrobras, pertinho dos Arcos da Lapa.

roteiro de um dia em santa teresa

Catedral Metropolitana de São Sebastião – Catedral do Rio de Janeiro.

roteiro de um dia em santa teresa

Arcos da Lapa.

O legal é subir no bondinho e voltar caminhando. O bondinho faz três paradas: Largo da Carioca, na Lapa, de onde sai; no Largo do Curvelo, próximo ao Parque das Ruínas; e no Largo dos Guimarães, próximo ao Hotel Santa Teresa. Desça na última parada.

Atenção para os horários: de segunda a sábado de 11h às 16h. Não funciona aos domingos e feriados. Rua Lélio Gama, 2 – Centro. Metrô Cinelândia ou Carioca.

Onde comer em Santa Teresa

Se pegou o primeiro horário do bondinho, já está na hora do almoço. Se desceu no Largo do Guimarães, esta bem próximo às melhores opções de botecos e restaurantes. Para os “biriteiros” de plantão, tem algo mais carioca que encostar-se a um balcão ou mesmo na calçada e tomar uma cerva gelada?! Na Rua Almirante Alexandrino você vai encontrar muito isso.

As boas opções são: o Bar do Mineiro, para saborear seu famoso pastelzinho de feijoada, mas está sempre lotadíssimo; Bar do Arnaudo (com “u” mesmo), com comida nordestina; Café do Alto, com opções de comidas regionais do Brasil; Bar da Portela, destaque para a feijoada completa. Claro que não pode faltar a sobremesa, então experimente os doces portugueses da Alda Maria.

roteiro de um dia em santa teresa

Feijoada do Bar da Portela.

O que fazer em seu roteiro de um dia em Santa Teresa

1) Largo do Guimarães

A partir do largo dos Guimarães, siga na Rua Almirante Alexandrino e curta Santa Teresa. Ao longo dessa rua, você vai observar os diversos casarões em sua maioria dos anos 40, os artistas de ruas e diversos ateliês de arte. Cenário bem legal para fotografar e observar a vida cotidiana de quem elegeu Santa como morada.

roteiro de um dia em santa teresa

Largo dos Guimarães

2) Largo do Curvelo

Tem esse nome em homenagem ao Barão Curvelo que morava nas redondezas. É ponto de parada do bondinho e ponto de encontro dos moradores do bairro. No carnaval, ferve com o Bloco das Carmelitas.

roteiro de um dia em santa teresa

Largo do Curvelo

Seguindo pela Rua Murtinho, chega-se ao Parque das Ruínas. O bairro é muito bem sinalizado. Tem placas indicado as direções dos principais pontos turísticos. Apesar das ladeiras, é muito fácil caminhar por lá.

3) Parque das Ruínas

O Parque das Ruínas é um centro cultural com programação variada. Construído nas ruínas do prédio em que foi a casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, Laurinda Santos Lobo. Ela costumava reunir intelectuais e artistas nas dependências do palacete. Um projeto do arquiteto Ernani Freire manteve a estrutura das ruínas, agregando contemporaneidade à casa durante os trabalhos de renovação.

O local apresenta uma vista panorâmica para a Baía de Guanabara, de um lado, e para o centro da cidade, do outro lado. Santa Teresa já tão carente de belas visões panorâmicas, devidos aos arranha-céus do Centro da cidade, tem no Parque das Ruínas o Rio de Janeiro aos seus pés.

roteiro de um dia em santa teresa

Fachada do antigo palacete no parque das Ruínas.

roteiro de um dia em santa teresa

Baía de Guanabara e Pão de Açúcar vista do Parque das Ruínas.

roteiro de um dia em santa teresa

Catedral do Rio de Janeiro visto do Parque das Ruínas.

roteiro de um dia em santa teresa

Parque das Rauínas

roteiro de um dia em santa teresa

Interior do Parque das Ruínas.

roteiro de um dia em santa teresa

Interior do Parque das Ruínas.

Rua Murtinho Norte, 169. Horário terça a domingo, de 8h às 18h. Entrada gratuita.

4) Museu Chácara do Céu

Uma ponte no segundo andar do Parque das Ruínas dá acesso ao Museu Chácara do Céu. Lembra-se dos ilustres moradores de Santa que citei acima? Pois é, esta foi residência de Raymundo Ottoni de Castro Maya.

roteiro de um dia em santa teresa

Ponte que dá acesso ao Museu Chácara do Céu.

O casarão construído inicialmente no local foi herdado e demolido por Castro Maya no inicio da década de 50, dando lugar a atual construção com traços modernistas.

Castro Maya foi um grande colecionador e incentivador das artes. Em sua antiga residência, hoje Museu Castro Maya ou Museu Chácara do Céu é possível admirar diversas exposições e antigas peças de artes suas e mobiliários originais em alguns cômodos da casa. Sempre é bom conhecer a história e admirar quem sempre incentivou e defendeu o patrimônio histórico e cultural da cidade.

roteiro de um dia em santa teresa

Fachada da Casa de Castro Maya.

Rua Murtinho Nobre, 93. Horário: diariamente, exceto às terças-feiras, das 12h às 17h. Entrada R$ 2,00. www.museuscastromaya.com.br

5) Escadaria Selarón

Saindo do Parque das Ruínas, siga à esquerda na Rua Dias de Barros e desça na Ladeira de Santa Teresa até a Rua Manuel Carneiro que nada mais é do que a Escadaria Selarón. A escadaria foi obra do artista chileno Jorge Selarón, que resolveu renovar a escadaria que estava em péssimo estado e que passava a frente de sua casa.

roteiro de um dia em santa teresa

Escadaria Selarón

roteiro de um dia em santa teresa

Detalhes dos azulejos.

roteiro de um dia em santa teresa

Escadaria Selarón. Sempre lotada.

A obra de Selarón foi crescendo, recebeu azulejos de turistas de todo o mundo que o visitavam, foi matéria de revistas e jornais e cenário do clipe de U2 e Snoop Dog. Em 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura do Rio de Janeiro. Se for visitar no verão permita-se tomar uma água de coco gelada enquanto aprecia sentado o movimento na Escadaria Selarón. Costuma sempre está lotada seja dia ou noite.

Bem, essa foi uma sugestão de roteiro de um dia em Santa Teresa. Roteiro que pode começar pela escadaria e terminar no Largo dos Guimarães. Roteiro intenso, cheio de cultura e arte. Um bairro impressionante e inspirador.

Abraços!

Jamille

Veja também

Petrópolis: bate-volta a partir do Rio de Janeiro

Cervejaria Bohemia em Petrópolis

Hospedagem em Santa Teresa, Rio de Janeiro

Booking – Santa Teresa

Você também poderá gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>