Passeio Público

Passeio Público

As tardes das moçoilas e rapazes no fim dos anos mil e oitocentos eram preenchidas com um elegante passeio na Praça dos Mártires. Na época em que as mulheres usavam luvas e os rapazes chapéus, o  Passeio Público era destino certo para quem procurava distração ou gostava de discutir política.

Praça mais antiga de Fortaleza, frequentada pela classe alta fortalezense, local onde foram bacamarteados os principais participantes da Confederação do Equador, daí o seu nome: Praça dos Mártires. O Passeio Público simboliza o meio de divertimento da sociedade do seculo XIX, retrata claramente como se comportava a sociedade na época onde a praça era dividida em três níveis para cada classe da sociedade – o atual e outros dois mais à baixo, hoje ocupados pela avenida Leste Oeste.

Fonte na entrada principal

Fonte na entrada principal

Passeio Público

Largo da Fortaleza, Campo da Pólvora, Largo do Paiol, Largo do Hospital da Caridade, Praça da Misericórdia e Praça dos Mártires, não importa como era conhecido, o Passeio Público construído aos moldes do Passeio Público do Rio de Janeiro, revitalizado em 2007, hoje representa fortemente um ato de resistência à morte da memória histórica de Fortaleza e traz de volta o hábito das pessoas caminharem entre suas alamedas, admirando o verde mar de Fortaleza e sentido a brisa fresca que vem do mar.

IMG_4588

Passeio Público

Passeio Público

Passeio Público

Às sete da manhã, são abertos seus portões e crianças e adultos compassadamente vão chegando e estendendo suas toalhas quadriculadas à sombra de uma de suas árvores frondosas. Também são bem vindos os boêmios que chegam ao meio dia do domingo para comer uma deliciosa feijoada de lamber os beiços ao som do chorinho que sai da flauta do músico. A diversão entra pela tarde e vai embora ao por do sol, saudosamente terminando às sete da noite quando seus portões são fechados pela Guarda Municipal de Fortaleza.

Café Passeio Restaurante

Café Passeio Restaurante

IMG_4605

Detalhes do Passeio Público

Baobá - árvore centenária

Baobá – árvore centenária

Grupo Expressões Humanas

Grupo Expressões Humanas

Grupo de Capoeira

Grupo de Capoeira

 

O Passeio Público hoje é um atrativo para crianças e adultos, ambiente propício para arte de captar o presente e preservar a memória através da fotografia. Fez parte da diversão do passado e bravamente resiste ao tempo, propiciando diversão no presente aos que apreciam a história cearense e tentam resgatar suas raízes mais profundas através de sua preservação do patrimônio cultural de Fortaleza. Vale à pena conhece-lo! Fica a dica!

Abraços!

Jamille

Veja também: Casa de José de Alencar

Hospedagem em Fortaleza: www.booking.com.br

Serviço

Passeio Público

Rua Dr. João Moreira, entre as Ruas Barão do Rio Branco e Floriano Peixoto. Centro de Fortaleza – Ce.

O que encontrar nas proximidades:

Mercado Central de Fortaleza

Av. Alberto Nepomuceno, 199, Centro, Fortaleza – Ce.

Catedral Metropolitana  - Igreja da Sé

R. Sobral, 1, Centro, Fortaleza – Ce. (ao lado do Mercado Central)

Estação Ferroviária João Felipe

Rua Dr. João Moreira, Centro, Fortaleza – Ce.

Emcetur

R. Senador Pompeu, 350, Centro, Fortaleza – Ce.‎

Teatro José de Alencar

R. Liberato Barroso, 525 – Centro, Fortaleza – Ce.

 

 

 

 

Você também poderá gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>