RIO-DE-JANEIRO-2012-139R

Jardim Botânico no Rio de Janeiro

O Jardim Botânico no Rio de Janeiro surgiu em 1808 com a intenção de aclimatar as especiarias do oriente. Quem lembra quais eram as especiarias? Do fundo do baú de recordações das aulas da tia Sílvia: Pimenta, baunilha, canela e outras. E o que seria a aclimatação? De forma simples, aclimatar uma espécie de planta significava aperfeiçoar o transporte das mudas e sementes, construir viveiros para semeá-las e finalmente, transplantar os vegetais para o solo em diferentes áreas, observar a necessidade de incidência de sol, sombra e água de cada um deles. Justamente o que os Portugueses faziam: traziam espécies nativas de outros continentes para o Brasil, aqui chegando aclimatavam as espécies no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Assim contam os nossos livros de história.

Você pode saber mais sobre a história do Jardim Botânico do Rio de Janeiro aqui: www.jbrj.gov.br

O fato é que o Jardim Botânico desenvolveu-se como um local de pesquisa e desenvolvimento na área de botânica e biodiversidade. Mas além desse patrimônio natural que guarda e preserva a flora, o jardim proporciona aos seus visitantes um belíssimo lugar para passear, fazer caminhadas, fazer belas imagens fotográficas, pic-nic com a criançada, enfim, proporciona a quem lhe visita um local de lazer e beleza, uma local para ser explorado de inúmeras maneiras.

Adorado pelos adultos e crianças, para curtir basta deixá-los correr a vontade, enquanto os adultos caminham sem pressa. Atenção, sem pressa mesmo, deixem pelo menos uma tarde inteira para desbravar seus jardins.

O que encontrar no Jardim Botânico no Rio de Janeiro

Chegando ao Jardim, peça os folhetos com mapas e os tipos de trilhas para fazer. São três trilhas possíveis:

Trilha das Artes

Faz um percurso buscando as várias obras de arte distribuídas no jardim. Tem uma duração de cerca de 1 h e 30 min. Nela são encontradas obras como a Mesa do Imperador, Relógio de Sol e a Fonte Wallace.

jardim botânico no Rio de Janeiro

jardim botânico no Rio de Janeiro

jardim botânico no Rio de Janeiro

Trilha Histórica

Tem duração de 2 horas, percorre os pontos mais importantes do Jardim entre espécies botânicas, monumentos artísticos e arquitetônicos. Foi a minha escolhida, mas com as brincadeiras das meninas, alguns pontos passaram despercebidos. Se a intenção é divertir-se, então valeu a pena.

Link do folheto da trilha histórica: Trilha Histórica

jardim botânico no Rio de Janeiro

RIO-DE-JANEIRO-2012-139R

Trilha das árvores Nobres

Tem duração de 2 horas. Esta é para quem gosta realmente de botânica. Faz o percurso de espécies nobres da Floresta Amazônica e Mata Atlântica.

Além das trilhas, que são sensacionais, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro possui o Museu do Meio Ambiente, Museu Casa dos Pilões, Espaço Tom Jobim e como todo museu e casa de arte que se preze, tem uma programação bem dinâmica que vale ser prestigiada.

Você pode ter acesso à programação aqui: programação

jardim botânico no Rio de Janeiro

Dicas práticas

Endereço e bilheteria

• Rua Jardim Botânico, 1008 – bicicletário e estacionamento exclusivo para pessoas com deficiências de locomoção (os veículos devem estar adesivados); permitida entrada de carros para embarque e desembarque de pessoas com dificuldades de locomoção (deficientes, idosos, grávidas). Estacionamento somente nesses casos.

• Rua Pacheco Leão, 101 – somente pedestres.

Site: www.jbrj.gov.br

Como Chegar

Não Há um metrô próximo do Jardim Botânico. O mais próximo é a estação Botafogo. Da estação Botafogo até o Jardim Botânico são quase 5 km. Então, a melhor maneira de chegar é:

De ônibus

Todas as linhas de ônibus que passam pelo Jockey têm ponto na Rua Jardim Botânico nº 1008.

Metrô

Os usuários do metrô podem pegar o ônibus de integração na Estação Botafogo e saltar na Rua Jardim Botânico nº 728, entrando no Jardim pela Rua Pacheco Leão nº 101.
Para ir embora, o ônibus de integração para no ponto das tribunas do Jockey Clube, em frente à Praça Santos Dumont. Para os que saírem pela Rua Pacheco Leão nº 101, o ponto mais próximo está localizando na Rua Jardim Botânico nº 667.

Horário

Segundas-feiras das 12h às 17h. A bilheteria em frente ao Centro de Visitantes começa a vender os ingressos às 11h, para acesso ao Jardim às 12h.
De terça a domingo: das 8h às 17h.

Preço

R$ 10,00. Meia entrada para pessoas até 21 anos e acima de 60 anos. Veja demais casos de maia entrada: opções de meia entrada

Abraços!

Jamille

Veja Também

Hospedagem no Rio de Janeiro: booking

Posts sobre o Rio de Janeiro

Museu do amanhã no Rio de Janeiro

Confeitaria Colombo – delícias gastronômicas no Centro do Rio de Janeiro

Petrópolis: bate-volta a partir do Rio de Janeiro

Cervejaria Bohemia em Petrópolis

Você também poderá gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>